sábado, 16 de Dezembro de 2017

Notícias / Locais

Tupã: Vigilâncias em Ação desta terça (5) será no Bairro Antônio Pereira Gaspar

04/12/2017

Para aproximar a população da equipe de saúde, fortalecendo os alertas sobre prevenção e cuidados com as arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde realiza todas as terças-feiras o projeto “Vigilâncias em Ação”.

 

Nesta terça-feira (5), o encontro será para a Unidade Saúde da Família - Setor B, que fica no Bairro Antonio Pereira Gaspar. O endereço é Rua Maria Grespan Magron, 560.  A secretaria conta com o apoio dos agentes comunitários da unidade para divulgação do encontro.

Apesar de o tema das reuniões serem voltados a assuntos relacionados à saúde, a população demonstrou dúvidas sobre assuntos relacionados ao Meio Ambiente. Para sanar as questões, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem participado dos encontros, para levar informações aos moradores.

 

As perguntas mais frequentes relacionam-se aos dias de coleta de lixo orgânico e reciclável, o que deve ser descartado na reciclagem, onde colocar móveis velhos e outros tipos e materiais inservíveis, etc.

 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz, os moradores também questionaram sobre o recolhimento de animais mortos, trabalho que também compete à pasta.

 

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, reafirma que o objetivo da secretária é abranger todos os bairros do município com o projeto.

 

“Através de bate-papos produtivos, a população terá cada vez mais consciência do perigo das arvorivores, doenças que englobam dengue, Zika virus, leishmaniose, chikungunya e várias outras”, salientou.

Vale ressaltar que o projeto conta com o apoio da Câmara Municipal, através do vereador capitão Neves, que está sempre acompanhando os encontros.

 

Arboviroses

 

As  arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, classificação que engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas, carrapatos e mosquitos).

 

Um grande transmissor de arbovíroses atualmente é o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

 

As três primeiras doenças estão em circulação no Brasil, por isso diversas medidas estão sendo tomadas para prevenir a ação do mosquito.

Veja também:
© Copyright 2012 TUPÃ NOTÍCIAS - Todos direitos reservados