segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Notícias / Locais

Turismo: Distrito de Varpa em Tupã atrai visitantes de toda região

14/11/2017

As altas temperaturas também aquecem o setor turístico do município.  Em Varpa, por exemplo, muitos turistas procuram seus atrativos aquáticos para usufruir de momentos de lazer.

 

Um dos pontos turísticos mais antigos do distrito é a Fazenda Palma, localizada às margens do Rio do Peixe, com leves correntezas e cachoeiras.

 

Para aproveitar uma tarde no local, é cobrada uma taxa de R$ 10,00 por pessoa. O período de visitação é das 7 às 18 horas.

A Expedição Varpa é uma outra boa opção para quem gosta de aventura.

 

No último sábado, o projeto turístico promoveu um lual e camping aos participantes. No domingo, aconteceu a canoagem, com direito a café  da manhã e almoço.

Aqueles que preferem uma atividade mais tranquila, podem  conferir as atrações do Museu “Janis Erdbergs”, que conta a história da colonização leta em Varpa.

 

Os turistas também podem aproveitar a estadia em Varpa para contemplar as belezas naturais do distrito, e fazer passeios em trilhas na mata.

Entre sexta-feira e sábado, pelo menos quatro ônibus chegaram em Varpa  trazendo novos turistas.

 

Tradições e cultura Leta marcam FeirArt especial de 95 anos da Varpa

 

 

Para comemorar os 95 anos de fundação do distrito de Varpa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Moradores do distrito realizaram no sábado dia 11 de novembro mais uma edição da FeirArt que contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo, vice-prefeito Caio Aoqui, secretários municipais e vereadores.

 

O evento contou também com Praça de Alimentação e Feira de Artesanato, além da atração principal do evento que foi a apresentação da banda Impacto Gospel, Cantor Vinícius e Gabriel, Coral Leto e Declamação de Daynas "Versos".

 

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, falou da importância do projeto Feirart e ainda ressaltou os esforços da Prefeitura em manter a estrutura necessária para a realização do evento.

“O FeirArt é realizada pelos moradores de Varpa, com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O trabalho desenvolvido durante o Feirart é muito bonito e a importância de manter o projeto vivo é oferecer lazer e entretenimento aos moradores do distrito e também aos visitantes da região e de Tupã, já que um dos objetivos da feira é manter viva a tradição e os costumes do povo Leto.

 

Atualmente o feirart é todo potencializado, com várias barracas de artesanato, Praça de Alimentação, exposições de outros projetos realizados com jovens, atrações artísticas e musicais no palco, enfim, tudo para promover o lazer entre a população.

 

O presidente da Associação dos Moradores, Ricardo Ekstein, ressaltou que a população do distrito se une para realizar a FeirArt e resgatar a cultura, comidas típicas, vestimentas, músicas típicas para que possamos fomentar o turismo em Tupã.

“Um dos atrativos turísticos do município de Tupã é a Varpa, essa tradição Leta. Por isso, o objetivo da Associação de Moradores junto com a feirArt é trabalhar para manter viva a Estância Turística e trazer atrativos para os nossos visitantes e nessa edição tivemos uma grande festa especial para comemorar os 95 anos da fundação da Varpa”, disse.

 

Tupã Noticias 

Veja também:
© Copyright 2012 TUPÃ NOTÍCIAS - Todos direitos reservados