segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Notícias / Locais

Prevenção do câncer de mama é tema de ação no AME Tupã nesta quarta-feira dia 18

16/10/2017

Nesta quarta-feira, 18, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, unidade estadual sob gestão da Famesp, abre suas portas à população para palestras sobre prevenção do câncer de mama.

 

As orientações serão às 9 e às 14horas no auditório da unidade. O AME oferecerá também exames de mamografias para as mulheres que participarem das palestras e se encaixarem nos critérios (idade a partir dos 50 anos, histórico familiar e fatores de risco) sem necessidade de encaminhamento.

 

A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

O AME Tupã oferta por mês cerca de 400 vagas de mamografia para a rede básica de saúde.

 

A unidade também oferta vagas de exame de rastreamento do câncer de mama por meio do programa permanente da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP) “Mulheres de Peito”.

Os resultados dos exames são enviados para as Secretarias Municipais em cerca de 30 dias. Os exames com alterações indicativas de câncer de mama são retidos no AME e a paciente é convocada para consulta com mastologista.

 

A campanha

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

 

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

 

Ainda de acordo com o Inca, para o Brasil, em 2016, foram estimados 57.960 casos novos de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

 

O câncer de mama corresponde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

Veja também:
© Copyright 2012 TUPÃ NOTÍCIAS - Todos direitos reservados