sábado, 19 de Agosto de 2017

Notícias / Locais

Professora de Tupã é destaque em Prêmio Educador Nota 10

07/08/2016

A disciplina de Arte nem sempre é valorizada, e foi por querer mudar essa realidade que a professora de Artes Valéria Batista Pereira Gomes, que leciona na EMEF Professor João Geraldo Iori, inovou, trazendo para as salas de aula um método atraente de ensinar a disciplina e mudar esta visão.

            A professora, que também é formadora da rede municipal, inscreveu um projeto, desenvolvido em sala de aula em 2015, no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, em que ficou entre os 50 melhores de 4.200 projetos inscritos.

            O projeto baseado na linguagem artística de teatro intitulado “Pinóquio em: verdade ou mentira?”, ganhou destaque após a professora descrever sua experiência educativa com os alunos.

“Foi uma honra e uma grande conquista ficar entre os 50 melhores projetos do país, tendo em vista que, muitas pessoas ainda desconhecem o potencial e as funções da arte na vida e nas relações de ensino-aprendizagem na formação das crianças”, conta a professora.

A educadora ainda destaca que a experiência foi motivada por vários fatores, entre eles, apresentar novos caminhos potenciais de prática teatral saudável na escola, com base na participação ativa das crianças.

“Nós tínhamos a indicação do material didático com a história do Pinóquio e eu tinha o desejo de transformação da visão equivocada da função da arte e do ensino do teatro e assim surgiu o projeto. Todas as crianças participaram dos jogos teatrais propostos e acompanharam interessados o avançar da história e só esse retorno positivo já me deixava muito feliz. Assim, quando o trabalho nos causa prazer, podemos dizer que é fácil, que é simples realizá-lo”, conta.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esse reconhecimento positivo só faz com que Tupã e o ensino municipal se destaquem ainda mais na educação pelo Brasil.

Além de ficar entre os 50 melhores projetos do Prêmio Educador Nota 10, a professora ainda está concorrendo, com a mesma sequência didática, ao Prêmio Arte na Escola Cidadã, que é promovido pelo Instituto Arte na Escola.

 

Prêmio Educador Nota 10

 

Criado em 1998, pela Fundação Victor Civita, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país.

Aproximadamente 4.200 educadores, entre professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, em diferentes áreas de conhecimento, inscreveram seu trabalho na edição do Prêmio deste ano.

 

 

Veja também:
© Copyright 2012 TUPÃ NOTÍCIAS - Todos direitos reservados